Panorama

Lula se reúne com o papa Leão XIV no Vaticano e o convida para a COP 30 em Belém

Pontífice elogia papel do Brasil no combate à fome e promete enviar representantes à conferência do clima; encontro marca novo capítulo na relação entre o governo brasileiro e o Vaticano

Lula e Janja com papa Leão — Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva se reuniram nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. Durante o encontro, Lula parabenizou o pontífice pela liderança à frente da Igreja Católica e o convidou a participar da COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

“Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, afirmou Lula.

O presidente desembarcou em Roma no domingo (12) para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A visita marca as comemorações pelos 80 anos da criação da FAO e ocorre em um momento simbólico, meses após o anúncio da saída do Brasil do Mapa da Fome, de acordo com o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI 2025), divulgado em julho.

Ainda nesta segunda-feira (13), também na sede da FAO, Lula encerrará a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e inaugurará o espaço do Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como o secretariado da iniciativa.

O coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores, ministro Saulo Arantes Ceolin, destacou a relevância da presença de Lula nos eventos da FAO.

“O objetivo principal da viagem é esse: prestigiar o Fórum e, sobretudo, comemorar o aniversário da organização, que é tão importante e com a qual o Brasil mantém uma relação robusta há décadas”, afirmou Ceolin.

Primeiro encontro com o papa

Esta foi a primeira vez que Lula se reuniu com o papa Leão XIV, sucessor do papa Francisco. O encontro vinha sendo articulado pelo governo brasileiro nos últimos dias. Segundo fontes do Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou duas vezes por telefone com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, para definir os detalhes da audiência.

“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lida e praticada por todos”, afirmou Lula.

O presidente também revelou que o papa pretende visitar o Brasil em um momento oportuno.

“Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil”,  disse Lula.

Em mandatos anteriores, o presidente já se reuniu com João Paulo II, Bento XVI e Francisco. A última ida de Lula a Roma ocorreu em abril deste ano, quando ele participou do velório do papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, em 21 de abril, após um AVC e uma insuficiência cardíaca.

Além de Lula e Janja, também participaram do encontro os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.

Compartilhar :

Facebook
Twitter