
Marinas da Glória e de Paraty recebem a ISO 14001 — Foto: Reprodução
Série de adequações e treinamentos foram necessários para aprimorar o sistema de gestão ambiental
A “ISO 14001” é a certificação ambiental mais importante, que reconhece a gestão sustentável dos espaços. O processo de certificação, que inclui uma série de adequações e treinamentos para aprimorar o sistema de gestão ambiental já implementado pela BR Marinas (grupo responsável pelos dois pontos de atracação), durou oito meses.
— Essa certificação é um marco que atesta nossa responsabilidade ambiental e nosso compromisso com práticas sustentáveis no setor náutico. Para nós, sustentabilidade não é apenas uma meta, mas um compromisso diário — declara Gabriela Lobato Marins, CEO da BR Marinas.
Para as adequações, a BR Marinas incluiu, por exemplo, a padronização de procedimentos de lavagem de embarcações, a criação de uma área específica para armazenamento de produtos químicos e a realização de ajustes relativos à coleta seletiva. Além do já existente plano de resíduos sólidos, as duas marinas adotaram um processo rigoroso de higienização e de manutenção da central onde o lixo é separado e armazenado.
Durante o processo, a capacitação da equipe incluiu também a adoção de novos treinamentos baseados na ISO 14001 e a intensificação da frequência dos cursos. Em novembro, após todos os ajustes, as duas marinas foram auditadas, aprovadas e receberam o certificado que precisa ser renovado a cada três anos.
A ISO 14001 é uma norma internacional que define critérios para um sistema de gestão ambiental eficaz e orienta organizações a reduzir seus impactos ambientais e cumprir legislações.
Para conquistar a certificação, as empresas passam por auditorias que avaliam práticas ambientais e melhorias contínuas, “demonstrando um compromisso com a preservação dos recursos naturais e com o atendimento das expectativas de clientes e investidores cada vez mais atentos à responsabilidade ambiental”.