Documento seguirá para etapa estadual em novembro, no Rio de Janeiro, com novas discussões
Documento com sugestões para formatar o regimento do Sistema Nacional de Educação para o decênio 2024-2034 foi redigido nesta terça-feira (24), em Bom Jesus do Itabapoana, durante o Fórum Municipal Permanente de Educação (FMPE), realizado no auditório do Colégio Padre Mello.
Os debates tiveram apoio da prefeitura e das secretarias de Educação de Bom Jesus e de Italva e foram divididos em sete eixos. O primeiro sobre o PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação, tendo como coordenadora Márcia Adriana.
Os demais eixos foram: II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade; IV – Gestão democrática e educação de qualidade; V – Valorização de profissionais da educação; VI – Financiamento público da educação pública; VII – Educação comprometida com a justiça social.
A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Mônica de Fátima Bartolazi Boechat Amil, explica que o documento seguirá para etapa estadual, onde vão acontecer novas discussões: “Estas, por sua vez, darão origem ao documento final do Estado do Rio de Janeiro, que vai reunir sugestões de diretrizes, metas e estratégias de todos os 92 municípios fluminenses”.
Em janeiro será dada a redação final do regimento em conferência a ser realizada em Brasília. Mônica de Fátima comenta que “é uma honra e uma grande oportunidade para o município sediar evento tão importante e fundamental para o debate democrático de projetos e metas para a Educação”. O Fórum foi iniciado nessa segunda-feira (23).
