Panorama

Prefeitura e Governo Federal iniciam obras do PAC em Jardim Maravilha e ampliam intervenções na Zona Oeste do Rio

O projeto prevê a construção de um dique de 3,4 quilômetros ao longo do Rio Cabuçu-Piraquê. Reprodução: Prefeitura do Rio

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o Governo Federal, deu início nesta segunda-feira (22) às obras do PAC Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste. O projeto faz parte de um conjunto de investimentos em infraestrutura urbana voltados à drenagem, saneamento e urbanização de áreas historicamente afetadas por enchentes.

A principal intervenção prevê a construção de um dique de 3,4 km ao longo do Rio Cabuçu-Piraquê, com estrutura de até 2,5 metros de altura e espaço para uma ciclovia no topo. O sistema foi inspirado em modelos de contenção usados em países como a Holanda e tem como objetivo reduzir o impacto das cheias na região.

O projeto também inclui três reservatórios de retenção capazes de armazenar cerca de 231 milhões de litros de água, além da implantação de jardins de chuva, novos espaços de convivência e a urbanização de 16 ruas com redes de drenagem, esgoto, abastecimento de água, pavimentação e calçadas. A previsão de execução é de aproximadamente três anos.

Durante o anúncio, autoridades destacaram o histórico de alagamentos na região e afirmaram que as intervenções buscam solucionar um problema antigo enfrentado pelos moradores, que conviveram por décadas com a falta de infraestrutura adequada.

Além do Jardim Maravilha, o pacote de investimentos inclui ações no Complexo da Maré, na Rocinha e no Complexo do Alemão, dentro do programa PAC Periferia Viva. Na Maré, está prevista a criação de um parque linear e uma base de apoio territorial, enquanto na Rocinha os recursos serão destinados a obras de urbanização, mobilidade e recuperação ambiental.

No Complexo do Alemão, o projeto prevê melhorias em vias, contenção de encostas, saneamento, habitação e áreas de lazer, com impacto estimado em mais de 60 mil moradores. Também foi anunciada a implantação de um Instituto Federal de Educação na Cidade de Deus, ampliando a oferta de ensino técnico na região.

As iniciativas fazem parte de um pacote de investimentos que busca ampliar a infraestrutura urbana em comunidades e áreas periféricas do Rio de Janeiro.

Compartilhar :

Facebook
Twitter