Panorama

Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada em Queimados

A ETE vai deixar de liberar 51 milhões de litros de esgoto na Bacia do Guandu beneficiando Japeri e 270 mil pessoas. Foto: Thamyres Cardoso e Madalena Angelo

A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, participou na manhã desta segunda-feira (22/6) da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Queimados, na Baixada Fluminense. O evento com a presença do Ministro da Cidade, Vladimir Lima, marca uma importante mudança na área de saneamento básico para o município,  uma vez que a cidade não dispunha de coletores de esgoto.

De acordo com a Concessionária Águas do Rio a nova unidade vai beneficiar 270 mil pessoas, incluindo Japeri, Queimados e parte de Nova Iguaçu. A ETE terá capacidade de tratar 500 litros de esgoto por segundo. Com isso, 51 milhões de litros de esgoto deixarão de ser lançados, todos os dias, na Bacia do Guandu, manancial responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio.

Fotos: Thamyres Cardoso e Madalena Angelo

A prefeita falou da importância da universalização da água e esgoto para  de Japeri e Queimados. “A gente sai de 0% para 100%. Antes estas duas cidades lançavam seus esgotos diretamente nos corpos hídricos, nos rios e hoje a gente vai ter 100% de tratamento. Isso impacta muito na saúde. Eu falo não só como prefeita, mas como médica pediatra. Muitas doenças, parasitoses, verminoses são tratadas pela falta de saneamento básico”, disse a prefeita.

Foto: Thamyres Cardoso e Madalena Angelo

O Ministro falou do investimento do Ministério das Cidades do impacto da ETE na Bacia do Guandu. “O governo do presidente Lula, não só em Queimados, onde a gente dá o pontapé inicial para universalizar o saneamento básico seja com água e esgoto, em toda Queimados e Japeri até 2027. Da um pontapé inicial como a gente vem fazendo no Ministério das Cidades. A gente tem mais de R$ 60 bilhões investidos em saneamento público em todo o Brasil de ”, disse Vladimir.

Foto: Thamyres Cardoso e Madalena Angelo

“Hoje aqui o saneamento  chegará para 270 mil pessoas que hoje convivem com o esgoto dentro de casa. As crianças faltam na escola porque convivem com o esgoto e ficam doentes. Este esgoto que era produzido por Queimados e Nova Iguaçu caía no Rio Guandu. E é este manancial que abastece 9 milhões de fluminenses. Este é um marco histórico”, disse o presidente da Águas do Rio, Ancelmo Leal.

A solenidade contou ainda com o secretário Estadual de Meio Ambiente, Rodrigo Mascarenhas, o  Diretor Presidente (CEO) da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer e outras autoridades estaduais e municipais.

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter