Equipe de Alfredo Sampaio cresceu na reta final do torneio e despachou favorito na final; Mauro Silva e PK fizeram os gols neste domingo

O Bangu está de volta à primeira divisão do Campeonato Carioca e, como diz a torcida: “O comércio está fechado”. Rebaixado no início deste ano, o alvirrubro não ficará uma temporada sequer longe da elite, pois venceu o São Gonçalo por 2 a 1 neste domingo, no estádio Luso-Brasileiro, e conquistou o título da Série A2 — Mauro Silva e PK marcaram, e Marcelinho descontou. Como também venceu o jogo de ida da final, por 1 a 0, na última quarta-feira, ficou com a taça.

O regulamento do Estadual permite que a equipe rebaixada na primeira divisão volte no mesmo ano se conquistar a segunda — apenas o campeão consegue o acesso. Isso já aconteceu, por exemplo, com o Volta Redonda, em 2022. Esse era o principal objetivo da diretoria do time da Zona Oeste, para não prolongar a estadia na divisão inferior.
Treinador de outras passagens no Bangu, o veterano Alfredo Sampaio assumiu com sucesso o desafio de devolver o bicampeão estadual — em 1933 e 1966 — à elite.
O time demorou a engrenar na primeira fase da A2, na qual os 12 participantes se enfrentaram em 11 rodadas e apenas os quatro primeiros avançavam à semifinal, mas fez ótima segunda metade de competição: terminou os últimos seis jogos invicto. Assim, terminou na segunda colocação, com 16 pontos, atrás apenas do líder, o próprio São Gonçalo, com 19.
Na semifinal, o alvirrubro eliminou o Araruama após um empate sem gols fora de casa e uma vitória por 1 a 0 em Moça Bonita. No outro confronto, o São Gonçalo despachou o Olaria.
A decisão
A equipe da Região Metropolitana era favorita na decisão, mas o Bangu saiu na frente ao vencer por 1 a 0 em Moça Bonita, com gol de André Castro. Assim, poderia até empatar hoje que garantiria o título e a vaga na elite, mas um jogo recheado de finalizações para os dois lados esteve à altura da decisão.
Foto de Capa: Wandré Silva/Bangu


